5 melhores softwares gestão de contratos
gestão de contratos, Legaltechs

5 principais softwares de gestão de contratos do Brasil [2023]

Conheça os 5 melhores softwares para criar, gerenciar, assinar e executar todas as etapas do contrato. A Legaltech no Brasil preparou um guia completo para você analisar, comparar e escolher seu software em 2023. 

Você precisa de um software de gestão de contratos que seja fácil de usar, confiável e adaptável às suas necessidades específicas? Existem muitos softwares no mercado, mas qual é o melhor para você?

E como escolher o software certo para suas necessidades específicas?

Nossa análise aprofundada dos 5 principais softwares do Brasil vai ajudar você a tomar a decisão certa! Aqui você vai descobrir quais são os  melhores softwares de gestão de contratos do Brasil e como baixar o nosso ebook gratuito.

Antes de tudo, para que você possa avaliar adequadamente, é importante apresentarmos uma breve definição do que é um software de gestão de contratos e suas principais funcionalidades. Vamos lá!

O que é  um software de gestão de contratos?

O software de gestão de contratos é um aplicativo para gerenciar todo o ciclo de vida do contrato a acelerar e organizar o processo de negociação.  

Além de criar seus contratos, os usuários podem automatizar notificações para que todas as partes sejam lembradas de prazos, como futuras renovações e vencimentos e coletar assinaturas em um curto período de tempo. Ou seja, o software de gestão de contratos é uma ferramenta usada para gerenciar todos os aspectos de um contrato, desde a criação até o encerramento.

Ele pode ser usado para gerenciar vários tipos de contratos, como aqueles relacionados à compra, locação, serviços e muito mais.

As principais funcionalidades deste tipo de software incluem:

  • armazenamento seguro dos documentos do contrato;
  • rastreamento das obrigações contraídas por cada parte;
  • geração de alertas quando houver alterações ou vencimentos próximos;
  • criação de relatórios para facilitar a tomada de decisões.

De modo geral, esse sistema gerencia desde a solicitação de proposta inicial até as negociações e pós-execução do contrato, ajudando a criar mais oportunidades de negociação e aumentar a receita, principalmente no momento atual em que o digital se tornou onipresente e indispensável. 

Pensando nisto, a Legaltech no Brasil atualizou o seu guia, elegendo os 5 melhores softwares disponíveis no mercado para que você possa fazer uma escolha baseada nos pontos fortes em todas as áreas funcionais do CLM e explorar as melhores oportunidades de ferramentas em 2023.

Na nossa análise, dentre outros aspectos, incluímos:

  1. criação de contratos;
  2. armazenamento e análise de contratos;
  3. fluxos de trabalho e análises.

Se interessou? Então conheça um pouco mais sobre como foi feita a nossa pesquisa.  E no final não esqueça de fazer o download do guia para uma análise mais aprofundada! Boa leitura!

Como foi feito o ranking dos 5 principais softwares?

Para preparar esta lista dos melhores softwares de gestão do ciclo de vida de contratos, a Legaltech no Brasil  analisou diferentes sistemas disponíveis no mercado.

Além da capacidade de criar, editar, compartilhar e colaborar contratos com rapidez e segurança, também fizeram parte da análise:

  • facilidade de implementação;
  • integrações disponíveis;
  • suporte e
  • experiência do usuário. 

Lista dos 5 principais softwares de gestão de contratos

1. Juridoc

Uma solução completa de gestão de ciclo de vida do contrato, projetada para melhorar o processo de contratação, aumentar a visibilidade e conformidade.

Interface fácil de usar, apoiada por um conjunto de recursos que torna a solução eficiente para todos os setores corporativos, desde empresas jurídicas, departamentos de RH, equipes de vendas, organizações do setor de saúde e imobiliário, entre outras.

2. Looplex

O software da Looplex tem como foco os profissionais de direito. Uma opção para as empresas e escritórios jurídicos que desejam monitorar e gerenciar os contratos de seus clientes de maneira digital, eficiente e segura durante todo o seu ciclo de vida com transparência e agilidade.

3. Linte

Oferece as principais funções de gerenciamento de contratos necessárias para a maioria das organizações que precisam gerar documentos de maneira mais rápida, simples, segura e com total controle sobre o ciclo de vida.

4. Netlex

Netlex é uma solução de gerenciamento de contratos baseada em nuvem projetada para resolver os principais desafios da gestão e acelerar negócios desde a proposta até o fechamento.

5. Sispro

Sispro é um software de gerenciamento de contratos que se concentra em ser uma plataforma de interface fácil de usar e com foco na integração de outras ferramentas para fluxos de trabalho com sistemas de negócios já utilizados pela empresa.

 

Principais recursos analisados pela pesquisa Legaltech no Brasil 

  1. Autoria do contrato
  2. Repositório centralizado de documentos  
  3. Ferramentas de pesquisa inteligentes
  4. Notificações e alertas automatizados
  5. Relatórios e Painéis
  6. Controle de Acesso Baseado em Funções
  7. Ferramentas de colaboração
  8. Fluxos de trabalho de aprovação
  9. Recursos de controle de alterações e controle de versão
  10. Assinatura eletrônica
  11. Integração com outros aplicativos
  12. Experiência do usuário

Nota – O guia 5 Melhores Softwares de Gestão de Contratos do Brasil 2023 traz a descrição em detalhes de todos os recursos.

O que torna o gerenciamento do ciclo de vida do contrato indispensável em 2023?

Antes do COVID-19, as organizações estavam passando por uma transformação digital, algumas em ritmos variáveis. Atualmente, a transformação digital não é mais um processo ou objetivo futuro. É uma necessidade que definirá como as organizações estão se preparando para identificar e mitigar riscos na era pós-pandemia.

Além disso, profissionais jurídicos e de outros departamentos que lidam com contratos trabalham remotamente com mais frequência, o que aumenta a demanda por ferramentas para garantir que os processos contratuais funcionem tão bem ou melhor que antes da pandemia.

Neste sentido, como já mencionamos anteriormente, o CLM gerencia contratos em todo o seu ciclo de vida:

  1. criação/ redação;
  2. negociação/ revisão;
  3. aprovação, finalização;
  4. renovação/fechamento.

O software também permite que as empresas analisem seus contratos de maneira rápida e fácil, à medida que aumenta a colaboração e garante mais controle sobre os aspectos relacionados à conformidade.

Todos os recursos são projetados para gerar um processo consistente e organizado e garantir que todas as obrigações do contrato sejam cumpridas.

Na verdade, de acordo com o IACCM, a má gestão de contratos custa às empresas uma média de 9% da receita anual. Enquanto isso, a KPMG relata que a gestão de contratos ineficiente pode levar uma organização a perder até 40% do valor de um contrato.

Aqui está uma lista dos principais benefícios: 

  • Aumentar a eficiência dentro da sua organização ao automatizar os processos complexos de automação.
  • Simplificar o gerenciamento de contratos criando e armazenando documentos em um local centralizado. 
  • Estabelecer processos de aprovação de contratos para integrar o fluxos de trabalho em diferentes departamentos. 
  • Aumentar a comunicação entre equipes internas e externas.
  • Fortalecer o relacionamento com parceiros de negócios.
  • Reduzir o ciclo de negociação.
  • Monitorar riscos e conformidade.

Vale notar que a lista acima não esgota todos os benefícios que as soluções podem oferecer individualmente, principalmente as plataformas que tiveram melhores avaliações. 

Dito isso, esperamos que depois de conferir o conteúdo completo da nossa análise e obter uma visão profunda de como deve começar a gerenciar seus contratos hoje, você esteja pronto para escolher o melhor aplicativo para gerenciar os seus contratos. 

Faça aqui o download gratuito do ebook com os 5 Melhores Softwares de Gestão de Contratos do Brasil 2023 e escolha entre as nossas alternativas a melhor solução para você.

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta