5 Tendências de Transformação Digital Legal
Notícias

5 Tendências de Transformação Digital Legal

Estamos a todo tempo conectados com computadores que cabem em nossos bolsos (caso saiam de nossas mãos) altamente eficazes. Esses dispositivos podem executar aplicativos sofisticados ao mesmo tempo em que nos conectam com o mundo todo. Essas transformações marcadas pela mobilidade, velocidade e a computação em nuvem transformaram o modo como se concebe e se oferecem os serviços e as próprias relações de trabalho.

O mesmo reflete-se no campo jurídico, sendo que escritórios de advocacia e departamentos jurídicos corporativos em todo o mundo são forçados a mudar também. Percebemos que a crescente transformação digital tem lançado seus dados sobre a esfera jurídica. O desafio mais presente, no entanto, é determinar quais inovações apostar. Listamos cinco tendências desta transformação digital que prometem modificar cada vez mais o setor jurídico. Confira:

1- Machine Learning

Existe uma quantidade impressionante de dados e metadados dentro de um escritório de advocacia ou departamento jurídico. A capacidade de procurar manualmente ou administrar esse conjunto de informações é quase impraticável. Sob esse aspecto, pode se considerar a pesquisa como uma das tarefas mais desgastante do direito. Mas, com a utilização do Machine Learning (aprendizado por máquina), os advogados podem encontrar rapidamente a informação mais relevante para seus casos, economizando horas de pesquisa. O Machine Learning também permite uma maior precisão da estimativa de custos. De fato, essa não é uma ciência nova, mas ganha cada vez mais impulso, visto que o aumento da eficiência significa economia de tempo e custos para empresas e clientes.

2 – Robôs advogados (inteligência artificial)

Graças a Inteligência Artificial, há uma aceleração constante dos processos judiciais, sendo que robôs advogados  (movidos pela AI) já fazem parte da realidade. Embora ainda em estágios iniciais, a AI promete impulsionar as capacidades analíticas atuais do puramente descritivo para o preditivo.

Nesta perspectiva, temos como exemplo, o robô Donotpay, uma tecnologia criada para ajudar motoristas a apelar contra multas de trânsito. Atualmente, o robô desenvolvido com a ajuda de advogados também é utilizado como uma ferramenta que presta auxílio legal para imigrantes em busca de asilo nos Estados Unidos e no Canadá.

No Brasil, o primeiro exemplar da espécie, o Eli, foi criado pela Tikal Tech, para auxiliar na solução de processos e casos. Os robôs advogados mapeiam as predisposições de diferentes juízes para prever decisões ou entender as táticas mais comuns usadas pelos advogados para preparar as defesas. O que se prevê é que à medida que a tecnologia evoluir e as máquinas aprendam a pensar mais como advogados, as possibilidades serão infinitas.

3 – Serviços Jurídicos Online

Muitos dos serviços tradicionais oferecidos por advogados podem ser atualmente obtidos de forma online. Criar documentos legais pela internet têm se transformado em uma tendência cada vez mais requisitada entre os cidadãos, pequenas e médias empresas que buscam mais agilidade e economia.

Alguns serviços legais online, por exemplo, como os oferecidos pela Juridoc, contam com a revisão de um advogado e também conectam, se for necessário, dependendo da complexidade, o cliente com o profissional para aconselhamento jurídico.

Sob o ponto de vista de utilidade, as plataformas que oferecem essas soluções, permitem que os cidadãos e as empresas paguem somente pelos serviços que consomem, economizando tempo e recursos. A tendência pela procura cada vez maior desses serviços deve-se ao emprego de tecnologias sofisticadas que preenchem, além de preço e agilidade, os requisitos desejáveis de qualidade e segurança.

4 – Mobilidade

Os aplicativos já são utilizados todos os dias para redes sociais, atividades comerciais, viagens e outras pessoais. E essa mobilidade no campo jurídico não é diferente permitindo incursões legais cada vez mais sofisticadas. Ao fazer uso destes aplicativos,  os profissionais praticam a lei a qualquer hora e em qualquer lugar que tenham uma conexão de dados, eliminando a necessidade de estarem presentes. Economiza-se tempo, deslocamento, recursos e amplia-se a possibilidade de horas faturáveis.

5 – Rastreamento de desempenho

Os softwares de rastreamento de desempenho, utilizada em grande escala pela área de recursos humanos, permite a monitoração de forma rápida e efetiva da atuação dos profissionais, o que melhora a produtividade e o alcance de metas organizacionais. Nesta perspectiva, a tecnologia empregada na área jurídica torna mais fácil para os escritórios de advocacia avaliar as equipes de forma mais substancial e significativa. Com o rastreamento de desempenho, surge a oportunidade de direcionar certos advogados às áreas em que geralmente ganham seus casos ou que atuem de forma mais produtiva.

Conclusão

A tecnologia legal se dissemina e determina cada vez mais a autonomia dos cidadãos nas suas questões legais, permitindo serviços jurídicos mais acessíveis. Acima de tudo, capacita os cidadãos para uma abordagem mais ampla sobre este universo que se faz tão necessário, mas que por muito tempo pareceu tão complexo e distante.

  • Readers Rating
  • Rated 4.8 stars
    4.8 / 5 (4 )
  • Your Rating


Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta