Uncategorized

Mediação Para Seguradoras: Os Principais Benefícios dessa Alternativa

CONFLITOS NO MERCADO DE SEGUROS

Segundo reportagem da Revista Cobertura[1] especializada no setor, em 2016 foram registrados 860.245 novos casos de seguro. Somente em São Paulo, onde há 20 milhões de processos, destes, 212.297 são do setor, registrados em 2017. Desta forma, pode-se estimar que haja mais de 700 mil processos em trâmite no Brasil envolvendo questões de seguro.

Segundo outra pesquisa, esta da Delloite [2], os casos envolvendo conflitos no setor de seguros possuem conteúdos emocionais que não são bem acolhidos e que trazem preocupação aos usuários. A mediação pode ser uma boa solução para o setor e a possibilidade de realizar o método de forma online pode, gera escalabilidade atingindo todo o território de forma rápida, organizada e econômica, trazendo soluções interessantes para o mercado.

A MEDIAÇÃO COMO FORMA DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS PARA SEGURADORAS

A Mediação, método de resolução de conflitos é ideal para relações tais como as de seguros, onde há relações mais duradoras, uma possível quebra de confiança, e há interesse em se restabelecer um diálogo.

Muitas vezes um conflito com uma empresa seguradora, ainda que resolvido na justiça, pode acarretar a não renovação do contrato de seguro, perda de parcerias ou de maiores valores pelo produto no futuro, o que pode não atender aos interesses de uma parte ainda que vencedora em uma ação.

Para estes e outros conflitos do setor, a mediação se mostra ideal, principalmente em casos em que há interesse em manter relações com usuários e parceiros, resolvendo conflitos sem romper o vínculo comercial.

A mediação pode permitir que sejam recuperadas relações até então desgastadas por conflitos.

A mediação como método de resolução de conflito é uma oportunidade para que as partes resolvam seu caso, sem delegá-los de pronto ao judiciário. Meio consensual flexível que envolve a cooperação dos participantes, auxiliados por um Mediador, independente e imparcial, que aturará como um facilitador para uma interação diferente entre as partes, melhorando a comunicação, acarretando em um diálogo colaborativo, positivo, com foco nos reais interesses e necessidades das partes, na busca de reflexões e soluções de consenso conjuntas, criativas, sendo as próprias partes as protagonistas da solução.

OS BENEFÍCIOS DE PROPOR A MEDIAÇÃO NO SETOR DE SEGUROS

São estes os principais benefícios que a mediação pode trazer para o setor:

  • Economia de custo e tempo;
  • Poder de restaurar o diálogo e confiança da relação com usuários e fornecedores;
  • Pode manter relações ou restabelecer relações de confiança, pois a solução advém das partes;
  • Maior controle da solução – As partes têm controle do procedimento de mediação e do seu resultado. Não dependendo de uma sentença que pode não ser exatamente aquela desejada pela parte;
  • Efetividade, como as partes decidem, o acordo é cumprido espontaneamente;
  • Não passam pelo desgaste do litígio;
  • Gera soluções criativas e duradouras;
  • Aplicável em qualquer momento, inclusive de maneira preventiva.
  • Traz perspectiva de futuro.

A ATUAÇÃO DO MEDIADOR NO CONFLITO DE SEGUROS

No setor de seguros por suas peculiaridades importante a atuação de mediadores capacitados e com conhecimento do mercado, até para que possam fazer testes de realidade e auxiliar na decisão informada das partes.

O mediador atua com imparcialidade, independência, isonomia na busca da construção do consenso.  Diferente do que ocorre muitas vezes nas conciliações, o mediador não dá conselhos, opinião, nem impõe decisões. Atua facilitando um diálogo e cria uma atmosfera acolhedora para que as partes enxerguem seus reais interesses e a possibilidade de conciliá-los construindo um consenso, com soluções criativas e duradouras.

CONCLUSÃO

Portanto, a mediação se mostra uma boa alternativa ao setor de seguros, principalmente para acolher questões emocionais e de quebra de confiança, em conflitos em que se deseja manter relações duradouras, como casos de seguros e resseguros, hospitais e seguradoras, médicos e seguradoras, seguradoras e agentes de seguros, seguradoras e usuários, entre outros.

A mediação pode ser a alternativa ideal para a solução do conflito e o restabelecimento de relações com uma nova perspectiva de futuro, boa para girar a economia do setor, trazer satisfação aos usuários e conquistar mais mercado.

Referências:

http://www.revistacobertura.com.br/artigo/conflitos-no-mercado-de-seguros/

https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/financial-services/articles/perspectivas-fidelizacao-clientes-seguros.html

[1] http://www.revistacobertura.com.br/artigo/conflitos-no-mercado-de-seguros/

[2] https://www2.deloitte.com/br/pt/pages/financial-services/articles/perspectivas-fidelizacao-clientes-seguros.html

Quer saber mais sobre o trabalho da MOL – Mediação Online?

Você pode acessar o site www.mediacaonline.com ou utilizar algum dos seguintes contatos: contato@mediacaonline.com (11) 3230-3142.

#gomol #mediacao

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.