Uncategorized

O que é BATNA? A Importância de se Planejar a Melhor Alternativa a um Acordo Negociado

INTRODUÇÃO

Sabe-se que a Mediação é um método autocompositivo, onde as partes são as protagonistas da solução, auxiliadas por um terceiro mediador, facilitador da comunicação entre elas, independente e imparcial, que não julga, não dá conselhos, mas utiliza técnicas para que as partes sejam estimuladas a trazer soluções criativas para que estas solucionem o conflito posto.

Por este protagonismo é importante o preparo das partes para participarem da sessão   de mediação tendo em mente a melhor alternativa a um acordo negociado, BATNA.

BATNA

BATNA é a sigla de Best Alternative to a Negotiated Agreement, ou a Melhor Alternativa a um Acordo.   Conceito desenvolvido por dois grandes negociadores do nosso tempo, William Ury e Roger Fisher, no bestseller “Como Chegar ao Sim”, talvez um dos mais conhecidos livros de negociação do mundo, lançado em 1981. Willam Ury é conhecido inclusive por ser negociador de Abílio Diniz em casos como Casino e BRF.

O BATNA é a sua melhor saída para a parte caso haja um impasse na negociação. Ou seja, o plano B, a melhor alternativa caso o melhor acordo não dê certo.

Na mediação é essencial que as partes venham preparadas para a sessão.  Planejar e observar o BATNA ajuda a ter  poder de negociação,  a enxergar a pior alternativa ao acordo negociado e a defender pelo menos a melhor alternativa prevista no BATNA.

Além de preparar o BATNA, importante na mediação que  as partes  foquem em reais interesses, em  empatia,  em procurar separar as pessoas dos problemas, utilizar critérios objetivos para negociar, além de criatividade, gerando várias opções, tudo para a conquista de um consenso e sucesso na  mediação.

Importante lembrar também que William Ury ensina que a “Boa negociação não tem vencedor.” Busque uma negociação em que ambas as partes tenham satisfação com o resultado, conte com o mediador para a facilitação do diálogo e assim conquiste uma mediação efetiva.

Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.