Blockchain: quais os principais benefícios para as empresas?
Notícias, Smart contracts

Blockchain: quais os principais benefícios para as empresas?

A tecnologia Blockchain está muito além das criptmoedas e pode se tornar uma poderosa força disruptiva. E o melhor de tudo é que pode beneficiar toda e qualquer empresa.

Transparência e autonomia para todos

A tecnologia Blockchain pode mudar a forma como as transações financeiras são realizadas. A princípio, qualquer negociação, fluxo de trabalho ou mesmo a cadeia de produção de um bem ou serviço poderia se beneficiar desta tecnologia

Em resumo, sabe-se que sua força propulsora não se encerra com as critptomoedas. É notável como as principais instituições financeiras do mundo todo estão cada vez mais empolgadas com a tecnologia blockchain.

O blockchain representa acima de tudo uma mudança no modo como os dados são compartilhados. Portanto, transparência e segurança nas negociações são dois pontos bastante citados quando se fala das vantagens do blockchain.

Com esta tecnologia dados não podem ser alterados e, além disso, estariam livres de erros. Em primeiro lugar, fala-se em garantias de todas as partes envolvidas que enviam e recebem informações. Logo, esse tipo de transparência pode impactar diretamente nos resultados financeiros de uma empresa.

Mais do que isto, essa transparência pode trazer mais autonomia a todos os envolvidos em uma negociação ou transação financeira.

Mais segurança e governança corporativa

Com certeza, a quantidade cada vez maior de dados sendo processados atualmente, a adoção dessa nova tecnologia permite maior segurança e governança.

O blockchain já mostrou seus méritos a permitir a transferência rápida, segura e barata de recursos financeiros em todo o mundo. Seus efeitos também já são percebidos no setor de saúde, onde as tecnologias que usam blockchain gerenciam com segurança os dados de saúde das pessoas.

Dada a capacidade desta moderna tecnologia armazenar qualquer tipo de dados e permitir que sejam acessados ​​e alterados apenas de acordo com regras predefinidas, sua utilização para as empresas pode ter benefícios multiformes.

Portanto, a tecnologia blockchain pode fornecer vários recursos importantes que podem ser aproveitados para uso na economia.

Um rápido resumo de como funciona o Blockchain

O blokchain oferece segurança por que garante que os dados sejam criptografados de forma que apenas as pessoas autorizadas possam ler seus dados.

Isso torna quase impossível que as pessoas corrompam ou manipulem os dados, o que dificulta a fraude. Essa tecnologia também permite o rastreamento completo de eventos.

Por outro lado, opera como uma plataforma compartilhada, ou seja, qualquer pessoa pode rastrear ou auditar as transações. Abaixo listamos algumas das possibilidades do blockchain para as empresas.

Rastrear e gerenciar cadeias de suprimentos

Rastreabilidade. Para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, esse termo representa um grande custo-benefício. Ou seja, o blockchain pode ser usado para rastrear o movimento de mercadorias, sua origem, quantidade e assim por diante.

Isso eleva o nível de transparência, simplifica processos como transferência de propriedade, garantia de produção e pagamentos.

De mesmo modo, se uma irregularidade for detectada em algum ponto da cadeia de suprimento, um sistema blockchain pode identificar o ponto de origem. Isso torna mais fácil para as empresas realizar investigações e executar as ações necessárias.

Auditorias e integridade de dados

Registrar transações através do blockchain virtualmente elimina erros humanos e protege os dados de possíveis adulterações.

Além da precisão dos registros, esse processo também deixará rastros que poderão ser investigados a qualquer tempo. Desta forma, se mantém a integridade das informações financeiras de uma empresa e evita-se fraudes.

Contratos inteligentes

Hoje, legaltechs como a Juridoc se preparam para oferecer contratos inteligentes autônomos por meio do blockchain.

Com o uso da tecnologia blockchain, os contratos inteligentes permitem que os acordos possam ser automaticamente validados, assinados e aplicados de forma segura. Ao mesmo tempo, se elimina a necessidade de mediadores, e economiza-se tempo e dinheiro.

Conclusão

A implementação do blockchain pode ajudar a aumentar a qualidade dos dados que alimentam a maioria das empresas, principalmente no que tange a questões preditivas que impactam diretamente nas relações comerciais.

De fato, o desenvolvimento tecnológico traz consequências visíveis ao setor econômico. E se os empresários, mesmo pequenos ou médios, souberem lidar com essa disrupção, com certeza poderão beneficiar seus negócios.

  • Readers Rating
  • Rated 5 stars
    5 / 5 (4 )
  • Your Rating


Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta