Como as Legaltechs têm melhorado os processos de contratação?
gestão de contratos, Legaltechs, Notícias, Smart contracts

Como as Legaltechs têm melhorado os processos de contratação?

A automação dos processos contratuais tem oferecido uma nova luz ao modo como o setor jurídico e as empresas lidam com seus processos de contratação.

 

Unindo inteligência artificial e o direito para resolver desafios do trabalho jurídico

As Legaltechs usam a tecnologia como uma ferramenta para ajudar a resolver os principais desafios do direito, como a democratização do acesso e a melhoria da prestação de serviços jurídicos.

Cada vez mais aplicada pelos próprios advogados para evoluir sua carreira jurídica, a tecnologia legal tem agregado “expertise” por de meio soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e oferecidas principalmente por meio de plataformas empresariais de gestão de contratos.

Essas ferramentas têm se tornado uma linha de base para os advogados aprimorar as suas habilidades pessoais e profissionais. Cada vez mais esses profissionais colocam de lado tarefas manuais que antes tomavam seu tempo e deixavam pouco espaço para uma atuação mais abrangente, como as direcionadas ao planejamento e atendimento dos clientes.

Essas mudanças já ocorrem há algumas décadas em escala global. Mas desde 2018, graças a inovações adicionais na área de tecnologias de gerenciamento de ciclo de vida de documentos os processos relacionados aos contratos foram levados a um nível mais alto.


De fato, o avanço na tecnologia de contratos está permitindo que as empresas revolucionem suas eficiências em cada processo, possibilitando a automação desde a criação de um contrato até o seu armazenamento.

Igualmente, a inteligência artificial tem colocado na ponta dos dedos dos profissionais de direito um novo conjunto de soluções para automatizar a criação, negociação e aprovação dos contratos de seus clientes.

Dito isso, podemos destacar que o primeiro efeito perceptível da automação é a simplificação do processo, visto que a intervenção humana é minimizada.

Além das etapas de gerenciamento desses documentos, praticamente, funcionarem como um relógio, com fluxos de trabalho organizados e mais ágeis.

Paralelo a isso, assistimos muitos insights sobre essas questões, principalmente sobre a necessidade dessas soluções lidarem de forma inteligente com todos os dados de contrato, até o nível da cláusula.

E é exatamente isso que as Legaltechs estão fazendo!


O que a indústria de contratos está fazendo?


As soluções LegalTech estão em rápida evolução e a tecnologia por trás dos softwares melhora a cada dia, mudando a estratégia da gestão de contratos. É o que a maioria dos especialistas denomina de a “mudança de jogo da gestão de contratos”.

Hoje, por exemplo, é possível mapear processos, simplificar modelos em utilização, e diversas outras ações que nem os próprios advogados teriam tempo e disponibilidade para executar em sua rotina diária.


Ou seja, as ferramentas de contratos são desenvolvidas para acelerar as coisas, mas também manter a conformidade.


Quando implementadas podem resultar em até 20% na redução do tempo de contrato. Portanto, hoje já não desculpas para não preencher lacunas de eficiência quando se trata de processos legais, especialmente no que diz respeito aos contratos.


Igualmente, o Relatório de Insights de Gerenciamento de Contratos de 2018, realizado por Levvel em 2018, apontou que 57% dos participantes da pesquisa observaram uma melhoria no cumprimento de prazos ao fazer uso da automação.

Já uma pesquisa coordenada pela Paystream (companhia americana contabilidade online), 52% dos entrevistados relataram obter mais visibilidade e transparência com o uso de software baseado em nuvem.

Além disso, essa nova geração de softwares são fáceis de usar e intuitivos, configurados para atender às necessidades das equipes que o usarão regularmente.

Como já mencionado, toda essa tecnologia já traz e continuará proporcionando grandes mudanças para a vida cotidiana dos advogados e dará início a uma nova era de contratação nas empresas.

 


As principais vantagens da automação jurídica aplicada aos contratos:

  • Redução da burocracia e tarefas manuais;
  • Redução dos custos organizacionais;
  • Dados históricos dos contratos facilmente acessíveis;
  • Tempo de trabalho otimizadas e equipes motivadas a assumir novas responsabilidades;
  • Realocação de colaboradores para atividades mais críticas e estratégicas;
  • Maior conformidade com as regulamentações;
  • Relatórios detalhados de desempenho de processos funcionam como trilhas de auditoria;
  • Melhor visibilidade geral do processo minimiza erros e reforça a eficiência.

Para acompanhar a concorrência e superar as expectativas crescentes dos seus clientes, as organizações estão cientes que precisam de um foco renovado na maximização da eficiência operacional.

Portanto, para muitos gestores de empresas e advogados com uma visão voltada para o futuro, os processos de contratação automatizados não são mais uma opção, mas uma forma de se reestruturar para acompanhar a evolução da economia global.

  • Readers Rating
  • Rated 5 stars
    5 / 5 (1 )
  • Your Rating


Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta