Legaltech: um fenômeno que também reverencia os departamentos jurídicos
Notícias

Legaltech: um fenômeno que também reverencia os departamentos jurídicos

A expansão das Legaltechs acelerou rapidamente e está hoje no centro da evolução do mercado legal e das mudanças que afetam a organização dos departamentos jurídicos.

Tecnologia legal não é substituta

Legaltech é atualmente um termo bastante disseminado e está no centro das atenções. De fato, essas empresas estão diretamente ligadas ao impacto da revolução digital sobre a prática dos profissionais do direito. Sabemos que a tecnologia legal não é substituta, mas uma ferramenta para ser utilizada com habilidade e capacidade de análise.

A ancoragem das legaltechs, em sua maioria, está no desenvolvimento de soluções voltadas à celeridade dos negócios e economia de tempo, pesquisa e custos. E é de conhecimento de todos que o futuro dos profissionais dependerá do modo como lidam com esses fatores evolutivos.

Os departamentos jurídicos estão em constante mudança

Dada à rapidez com que a Legaltech está se desenvolvendo, as mudanças no direito serão maiores do que se possa imaginar. Nos trilhos da automação dos procedimentos legais, criação e gestão de documentos jurídicos, contratos inteligentes, que colocam a figura do advogado de lado, assiste-se um desenrolar de inovações.

E, por conseguinte, grandes transformações também ocorrem nos departamentos jurídicos. O fenômeno crescente de novas tecnologias, como cadeia de blocos, inteligência artificial, Big Data, entre outras, pretende revolucionar ainda mais o mundo do direito. Essas mudanças transformam cada vez mais a forma como os advogados trabalham e, de fato, os que atuam nos departamentos legais também não são poupados.

Departamentos mais enxutos e dinâmicos

Percebe-se que os departamentos jurídicos estão cada vez mais enxutos e com orçamentos menores graças às ferramentas tecnológicas, mas não menos dinâmicos. Hoje um departamento pode trabalhar com gerenciamento eletrônico de dados, ferramentas colaborativas, entre outros. Esses recursos possibilitam a otimização de custos e, de quebra, o tempo valioso de seus advogados.

Nesta lógica, o uso da tecnologia e o aprimoramento destes instrumentos são cada vez mais adequados aos departamentos jurídicos em termos de competividade e lucratividade. O uso da análise preditiva, por exemplo, podem oferecer uma maior visibilidade sobre a jurisprudência, estatísticas sobre litígios, entre outros dados, que ampliam a eficiência e o desempenho. Ao ter a possibilidade de estimar rapidamente a situação e os riscos, advogado terá maior capacidade de gerenciamento sobre as ações que devem ser tomadas.

Tal como acontece com outras profissões jurídicas, a lawtech oferece muitas vantagens para os departamentos legais, sem ameaçar o advogado. Máquina e humano tem atuações complementares. O que se ponderará, no futuro, é o valor agregado. Neste contexto, os departamentos jurídicos vão optar por aqueles profissionais com dupla competência em direito e tecnologia.

O passo essencial para aproveitar ao máximo essa evolução digital é o treinamento, desde a faculdade e ao longo da carreira. E, como já mencionado, este conhecimento de novas tecnologias também se tornará essencial para atuar em um departamento legal.

Haverá um contrabalanço entre o conhecimento vital da profissão e o saber tecnológico, ou seja, os advogados deverão aprender as novas tecnologias para estar conscientes do que está sendo feito e desenvolvido. Daí a necessidade de entender como funciona a lógica destas novas ferramentas para que os departamentos jurídicos possam utilizá-las com eficiência e sem reticências.

Desta forma, os departamentos jurídicos que nivelam as suas capacidades internas a partir da tecnologia produzida pela legaltechs e assimilam os recursos disponíveis para automatizar suas tarefas serão os mais eficazes no futuro. Do mesmo modo, o maior trunfo será daqueles capazes de identificar onde seus colaboradores podem continuar a agregar valor com seu conhecimento e habilidade.

  • Readers Rating
  • Rated 5 stars
    5 / 5 (2 )
  • Your Rating


Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta