Legaltech e o mercado jurídico: o pássaro rapidamente faz seu ninho
Notícias

Legaltech e o mercado jurídico: o pássaro rapidamente faz seu ninho

À medida que o mundo se torna mais ágil, as Legaltechs ou Lawtechs constroem o seu ninho aliando tecnologia e direito para atender um mercado cada vez mais ávido por inovação.

A tecnologia legal pronta para alçar novos voos

As Legaltechs surgiram no mercado de direito há cerca de uns 15 anos, lançando suas bases nos Estados Unidos, antes de iniciar a sua incursão por outras partes do mundo, como a Europa. Há cerca de cinco anos, tem marcado presença no mercado brasileiro e preparado seu ninho para alçar voos maiores.

Depois um discurso alarmista sobre a substituição dos advogados, o setor se consolida e delineia um cenário mais realista na qual Legaltechs e profissionais de direito alinham suas expectativas. Em parte, apenas quando ambos os atores são analisados em conjunto, pode se ter uma visão geral da paisagem das empresas de tecnologia, seus principais desafios e as áreas de potencial futuro.

De fato, as Legaltechs são responsáveis por um aumento na demanda de soluções e serviços direcionados ao mercado jurídico e mudou a forma de exercer o Direito nos últimos anos. Em vista de tudo que a inteligência artificial e a tecnologia preditiva podem oferecer, elas constroem rapidamente seu ninho e estão sempre prontas para arquitetar novos voos.

Como as Legaltechs tem acelerado o mercado

As Legaltechsou Lawtechs são os “fornecedores” de uma ampla variedade de serviços para indivíduos, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos. Impulsionadas pela revolução digital, essas empresas oferecem serviços variados, como documentos jurídicos online, resolução de disputas, entre outras demandas. Ao popularizar esses serviços, em função de preços mais acessíveis, as empresas de tecnologia legal conquistaram um público que até o momento não buscavam o auxílio dos profissionais da área.

Cidadãos, empresas e profissionais do direito em geral procuram cada vez mais o que há de mais atual e o melhor em automação jurídica, o que faz o mercado repensar até mesmo a forma como a lei será praticada no futuro.

As plataformas de tecnologia legal online são os melhores exemplos para ilustrar essa disrupção no mercado jurídico. Entre os principais agentes desta transformação, estão empresas como a Juridoc que ajuda seus clientes a criar uma série de documentos legais sem ter que contratar um advogado. Os serviços disponíveis abrangem desde a criação de uma empresa, registro de marcas, contratos de trabalho e prestação de serviços, entre outros documentos indispensáveis para o funcionamento de qualquer empresa.

Mas esta é uma realidade observada apenas até aqui, pois as empresas de tecnologia legal visam aprimorar os seus serviços e processos de atendimento cada vez mais. Essa é uma tendência muito forte no momento e já se percebe uma evolução constante focada em novas soluções para o futuro.

Isso pode ser observado, principalmente, pela adoção de tecnologias cada vez mais sofisticadas utilizadas pelas empresas no atendimento aos clientes. Por outro lado, toda essa aceleração acontece graças a uma audiência que também busca serviços cada vez mais assertivos e automatizados.

Como as Lawtechs impulsionam os advogados

A tecnologia legal operou diversas transformações na vida de escritórios de advocacia e departamentos legais. Neste sentido, muitos advogados estão posicionando-se de forma atuante e inovadora, oferecendo serviços online, utilizando as redes sociais para fornecer informações legais e até mesmo atuando junto às Legaltechs.

Após o receio causado pelas empresas de tecnologia jurídica, os advogados descobriram uma nova maneira de conceber a sua profissão e exercê-la.  Porque, embora o mercado legal esteja se tornando cada vez mais competitivo, também oferece novas possibilidades e espaços para serem preenchidos. Sabe-se que à medida que cresce a demanda de clientes, se aumenta também a procura pelos melhores recursos humanos para atendê-los.

Nesta perspectiva, os profissionais jurídicos que aproveitaram as ferramentas digitais para melhorar sua eficiência e se comunicar melhor com seu público, estão se posicionando de forma mais ampla e efetiva no mercado.

A verdade é a que a tecnologia tem liderado a democratização da indústria legal. E, por conseguinte, lançou uma busca saudável e cada vez mais instigante sobre a melhor forma de prestar serviços jurídicos.

Conclusão

Se analisadas sob esse enfoque, percebe-se que as Legaltechs incentivam mudanças nos processos jurídicos como um todo. Pode se afirmar que um dos seus papéis é desafiar todos os atores a utilizar a tecnologia para transformar serviços, informação e atendimento em algo realmente útil e valioso.

Dito isso, é preciso lembrar que a tecnologia quando gera confiança e estimula uma mudança cultural e econômica torna-se atraente para todos. Por isso, à medida que as Lawtechs edificam seus ninhos, elas impulsionam o setor jurídico a caminhar a passos largos.

  • Readers Rating
  • Rated 4.8 stars
    4.8 / 5 (4 )
  • Your Rating


Sobre o autor

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta